Temos o prazer de apresentar o blog:
Trilhas Pedagógicas
Além de empoderar o estudante de
pedagogia (futuro educador) na linguagem virtual como instrumento de construção
do conhecimento da geração “Nativos Digitais”. Pensando nisso, foi inserido na
disciplina TIC os recursos da Web 2.0
A Web 2.0, ao contrário do que se pensa, não é
uma versão 2 da grande rede mundial WWW (Wold Wide Web), esse conceito proposto
por Tim O´Reilly em 2005 e pela Media Live International, para identificar e
caracterizar um novo paradigma da internet configurada na facilidade em
publicar na Web conteúdos e em comentar as postagens (posts) nas redes sociais
virtuais que se desenvolvem.
A Web 2.0 engloba vários
aplicativos e as redes sociais virtuais, tais como: o Blog, o Twitter, o Orkut
e o Facebook, entre outros.
Essas redes sociais virtuais tem democratizado a
publicação online e o acesso à informação. Assim, postar e comentar passaram a ser duas realidades complementares, que
muito têm contribuído para desenvolver o espírito crítico e para facilitar o nível
de interação social online e maximizar a aprendizagem.
Alguns pesquisadores concordam,
escrever online é muito mais estimulante
para os educadores e para os educandos. Neste momento, os atores educativos
podem, com toda a facilidade, escrever online no blog, gravar um assunto no
podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. O computador que antes era o
ambiente de trabalho do professor cede lugar para o ambiente online, basta ter
acesso à Internet e o acesso pode ser feito em qualquer hora e lugar.
Cabe destacar que, o letrado, no
séc. XXI, não é o que sabe ler e escrever, como ocorrera no passado. Vai além,
a Web 2.0 traz o conceito que integra a Web, os seus recursos e ferramentas que
proporcionam não só o acesso à informação mais também a facilidade de
publicação e de colaboração online.
Seguindo essa linha de
raciocínio, a Web 2.0 é um processo contínuo de criação e de
compartilhamento. As publicações dos professores e dos alunos não ficam
limitadas à turma, são disponibilizadas para uma rede de pessoas conectadas. Um blog na
perspectiva da WeB 2.0, é o ponto de
partida para o diálogo, não um ponto de
chegada.
Enfim, a Web tem-se tornado cada
vez mais a fonte de conteúdo para ensinar e para aprender. Além disso, escrever
já não fica limitado ao texto, integrar vários formatos tem-se tornado cada vez
mais fácil, o que acaba contribuindo para atender as diferentes estilos de
aprendizagem e possibilitar o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Por
exemplo, o blog pode integrar-se a uma hiperligação para um site na Web,
disponibilizar uma imagem, inserir um vídeo do YouTube, apontar para um
Twitter.
Os recursos existentes online e
as ferramentas de fácil publicação da Web 2.0 constituem uma oportunidade para
que professores e alunos possam aprender colaborativamente, divulgando e
compartilhando as suas experiências, as melhores práticas e os saberes.
Pensando nisso, estamos iniciando
nosso per-curso on line no intuíto de desenvolver o projeto integrador e
Contexto Escolar que irá divulgar os projetos educacionais diferenciados que
estão sendo desenvolvidos em Ceilândia (cidade onde localiza nossa Faculdade),
além de propiciar um contato das educandas com a realidade escolar.
Sejam todos bem-vindos a nossa
trilha pedagógica!!!
Profa. Onilia Almeida
Faculdade IESB Oeste - Ceilândia
Tecnologia da Informação e Comunicação/Projeto Integrador do Curso de Pedagogia
Tecnologia da Informação e Comunicação/Projeto Integrador do Curso de Pedagogia
Nenhum comentário:
Postar um comentário