terça-feira, 1 de junho de 2010

Primeira trilha


Salve, salve Blogueiros!
Temos o prazer de apresentar o blog:
Trilhas Pedagógicas 

Além de empoderar o estudante de pedagogia (futuro educador) na linguagem virtual como instrumento de construção do conhecimento da geração “Nativos Digitais”.  Pensando nisso, foi inserido na disciplina TIC os recursos da Web 2.0
A Web 2.0, ao contrário do que se pensa, não é uma versão 2 da grande rede mundial WWW (Wold Wide Web), esse conceito proposto por Tim O´Reilly em 2005 e pela Media Live International, para identificar e caracterizar um novo paradigma da internet configurada na facilidade em publicar na Web conteúdos e em comentar as postagens (posts) nas redes sociais virtuais que se desenvolvem.
 
A Web 2.0 engloba vários aplicativos e as redes sociais virtuais, tais como: o Blog, o Twitter, o Orkut e o Facebook, entre outros.
Essas redes sociais virtuais tem democratizado a publicação online e o acesso à informação. Assim, postar e comentar passaram a ser duas realidades complementares, que muito têm contribuído para desenvolver o espírito crítico e para facilitar o nível de interação social online e maximizar a aprendizagem.
Alguns pesquisadores concordam, escrever online é  muito mais estimulante para os educadores e para os educandos. Neste momento, os atores educativos podem, com toda a facilidade, escrever online no blog, gravar um assunto no podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. O computador que antes era o ambiente de trabalho do professor cede lugar para o ambiente online, basta ter acesso à Internet e o acesso pode ser feito em qualquer hora e lugar.
Cabe destacar que, o letrado, no séc. XXI, não é o que sabe ler e escrever, como ocorrera no passado. Vai além, a Web 2.0 traz o conceito que integra a Web, os seus recursos e ferramentas que proporcionam não só o acesso à informação mais também a facilidade de publicação e de colaboração online.
Seguindo essa linha de raciocínio, a Web 2.0  é um  processo contínuo de criação e de compartilhamento. As publicações dos professores e dos alunos não ficam limitadas à turma, são disponibilizadas para uma  rede de pessoas conectadas. Um blog na perspectiva da WeB 2.0, é  o ponto de partida para o diálogo, não um  ponto de chegada.

Enfim, a Web tem-se tornado cada vez mais a fonte de conteúdo para ensinar e para aprender. Além disso, escrever já não fica limitado ao texto, integrar vários formatos tem-se tornado cada vez mais fácil, o que acaba contribuindo para atender as diferentes estilos de aprendizagem e possibilitar o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Por exemplo, o blog pode integrar-se a uma hiperligação para um site na Web, disponibilizar uma imagem, inserir um vídeo do YouTube, apontar para um Twitter.
Os recursos existentes online e as ferramentas de fácil publicação da Web 2.0 constituem uma oportunidade para que professores e alunos possam aprender colaborativamente, divulgando e compartilhando as suas experiências, as melhores práticas e os saberes.
Pensando nisso, estamos iniciando nosso per-curso on line no intuíto de desenvolver o projeto integrador e Contexto Escolar que irá divulgar os projetos educacionais diferenciados que estão sendo desenvolvidos em Ceilândia (cidade onde localiza nossa Faculdade), além de propiciar um contato das educandas com a realidade escolar.
Sejam todos bem-vindos a nossa trilha pedagógica!!!
Profa. Onilia Almeida
Faculdade IESB Oeste - Ceilândia
Tecnologia da Informação e Comunicação/Projeto Integrador  do Curso de Pedagogia


Nenhum comentário:

Postar um comentário